Eduroam na USP

O Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP, em parceria com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), concluiu com sucesso o processo de instalação, configuração, autenticação e validação do serviço Eduroam na USP. O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa.

A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

 

O serviço provê o acesso seguro e sem fio à Internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador do usuário para conexão com a rede, é possível acessar a web em qualquer provedor de serviço do mundo. Deste modo, um pesquisador visitante da USP poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso da Instituição origem para se conectar à rede sem fio da USP, e o mesmo ocorrerá para nossos alunos e pesquisadores em visita a Instituições no exterior.

 

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Além da segurança, o Eduroam tem como benefícios a mobilidade, facilidade de uso e a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela RNP (Rede Nacional de Pesquisas).

 

O uso do serviço foi disponibilizado para as Unidades da USP a partir de agosto de 2013.

 

Nas unidades participantes, membros da comunidade USP poderão utilizar o número USP acompanhado de @usp.br para acesso à rede sem fio (wi-fi) “eduroam”, utilizando a mesma senha única do USPdigital / Sistemas USP.